Sinopses
___
A despedida (Proschanie)
Drama. URSS. 1981. 128 min
Versão original em russo/subtítulos em português
Direção: Larissa Shepitko / Elém Klimov
Baseado no romance “Adeus a Matera”, do escritor russo Valentin Rasputin. Um vilarejo na ilha de Matera deve ser inundado para a construção de uma nova hidrelétrica. Alguns habitantes se preparam para a mudança. Uma mãe telefone para os filhos. Cada qual a sua maneira, todos se despedem dos lares de origem... Filme incontornável da história do cinema russo, “A despedida” permaneceu inacabada devido à morte abrupta da diretora Larissa Shepitko e foi finalizado pelo seu marido e também cineasta Elem Klimov.
FICÇÃO
1 a 6 dezembro 2020
___
Deserto Azul
Ficção | 92 min | 2014
Brasil, França
Direção: Eder Santos
Em uma era na qual a religiosidade, os esportes, a memória e a verdade entraram em desuso, os encontros já não acontecem apenas no âmbito da presença física. "ELE" busca a elevação de sua consciência por meio de sonhos e intuições. Revelações através de símbolos o conduzem a um caminho evolutivo marcado pelo contato enigmático com sua alma gêmea. Sua jornada pelo Deserto Azul vem revelar a oportunidade de entender o propósito da vida e os significados da existência humana.
26 a 28 novembro 2020
___
Stalker
Ficção | 163 min | 1979
URSS
Direção: Andrei Tarkovski
Em um país não nomeado, a suposta queda de um meteorito criou uma área com propriedades estranhas, onde as leis da física e da geografia não se aplicam, chamada de Zona. Nela, segundo reza uma lenda local, existe um quarto onde todos os desejos são realizados. Temendo uma invasão da população em busca de tal quarto, autoridades vigiam o local e proíbem a entrada de pessoas. Apenas alguns possuem a habilidade de entrar e conseguir sobreviver lá dentro, os assim chamados "Stalkers". Um escritor e um cientista tentam penetrar este espaço e contratam um Stalker para guiá-los dentro da Zona. No caminho até o quarto, percorrem rotas misteriosas e, muitas vezes, mutáveis.
26 novembro a 6 dezembro 2020
___
Hotel Mekong
Ficção | 61 min | 2012
Thailândia / Reino Unido
Direção: Apichatpong Weerasethakul
No nordeste da Tailândia, às margens do rio Mekong, que marca a fronteira com o Laos, está o Hotel Mekong. Apichatpong Weerasethakul ocupa seus quartos e varandas para ensaiar Ecstasy Garden, um filme que escreveu anos atrás. Neste espaço, recria uma narrativa que embaralha diversos níveis de realidade, fato e ficção, para explorar os vínculos possíveis entre uma mãe vampira e sua filha, jovens amantes e o rio Mekong que flui como o som da música de Chai Bhatana. Filmado em meio a grandes inundações que afetaram esta região em 2011, Weerasethakul entrelaça diferentes camadas de sentido: destruição, política e sonhos à deriva do futuro.
26 novembro a 6 dezembro 2020
DOCUMENTÁRIOS
___
Filhas de lavadeiras
Documentário | 22 min | 2019
Brasil
Direção: Edileuza Penha de Souza
Histórias de mulheres negras que, graças ao trabalho árduo de suas mães, puderam ir para a escola e refazer os caminhos trilhados por suas antecessoras. Suas memórias, alegrias e tristezas se fazem presentes como possibilidade de um novo destino, transformando o duro trabalho das lavadeiras em um espetáculo de vida e plenitude.
27 a 29 novembro 2020
___
A última volta do Xingu
Documentário | 37 min | 2015
Brasil
Direção: Kamikia Kisedjê e Wallace Nogueira
Os índios Arara e Juruna da Volta Grande do Xingu, na região de Altamira (PA) falam da sua angústia diante do início da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. A perda eminente do rio e de tudo o que ele oferece de vivo e sustentável é algo que as compensações ambientais não poderão cobrir.
___
Cidade submersa
Documentário | 16 min | 2010
Brasil
Direção: Caetano Dias
Com linguagem mesclada entre o documentário e a ficção experimental, o vídeo apresenta a relação de um pescador com as lembranças de sua antiga cidade. Parte da cidade de Remanso, na Bahia, foi submersa por conta da água represada para a construção da hidroelétrica de Sobradinho. Da antiga cidade restam apenas ruínas parcialmente submersas, como a de um reservatório de água, como testemunho de desaparecimentos. O pescador navega sobre suas próprias memórias em uma travessia das águas em direção ao passado. As próprias imagens guardam em si a tensão e a poesia de uma cidade tragada pela água em função de um suposto progresso social.
26 novembro a 6 dezembro 2020
26 novembro a 6 dezembro 2020
___
A cura do rio
Documentário | 19 min | 2018
Brasil
Direção: Mariana Fagundes
Um velho conhecido da etnia Krenak, o Watú - famoso Rio Doce - está doente. Através de um ritual xamânico, corpo e natureza se unem para um diálogo profético que enxerga a catástrofe, mas também a salvação do rio.
26 novembro a 6 dezembro 2020
___
Água de plantar (Ciclo da Água – 4 episódios )
Direção: Mariana Fagundes
O ciclo da água está em desarmonia em função das ações humanas. Algumas fontes estão secando e outras, poluídas. Esta série buscou experiências que atuam para reverter esta situação e encontrou, por meio da agroecologia, formas de plantar água.
Ep.01 – Temático Ciclo da Água
Documentário | 13 min|
Sinopse: A quantidade de água na terra não muda, mas ações interferem no ciclo da água, diminuindo a quantidade para uso humano. Através de suas técnicas a agroecologia contribui para reverter a crise hídrica.
Ep. 02 – Lucas Machado (Florestal/MG)
Documentário | 13’15”
Lucas é agricultor, professor e consultor em Florestal. Sua propriedade é um centro de experimentação, onde ele adota e compartilha técnicas para a implantação de agroflorestas.
Ep. 07 – Gilvânia e Anacleto (Divino/MG)
Documentário | 13 min
Gilvânia e Anacleto são técnicos em Agroecologia. Utilizando práticas agroecológicas, o casal mantém uma área de cultivo, onde o principal produto é o café, certificado como produto orgânico.
Ep. 14 – Ernst Götsch (Bahia)
Documentário | 14 min
Sinopse: Ernst Götsch, criador do conceito de Agricultura Sintrópica, defende o desenvolvimento da agricultura, por meio da adoção de práticas que respeitem os ecossistemas naturais e originais de cada local.
ANIMAÇÃO
___
A Sereia (Russalka)
Rússia, 1996, 10 min
Versão original em russo.
Legendas em português.
Direção: Alexander Petrov
Um conto envolvente sobre um monge, o seu noviço e uma sereia. Uma história de amor, tentação e traição.
26 novembro a 6 dezembro 2020
___
O velho e o mar (Starik e more)
Classificação: livre
Rússia, Canadá, Japão 1999, 21 min
Versão original em inglês.
Legendas em português.
Direção: Alexander Petrov
Baseado no livro homônimo do escritor americano Ernest Hemingway, o filme conta a história de um velho pescador, que decide enfrentar o alto mar em busca de um peixe gigante.
5 dezembro 2020
___
Os navios dos tempos passados (Korabli proshlikh liet)
Classificação: livre
Rússia, 2017, 15 min
Versão original em russo.
Legendas em português.
Direção: Yuri Bogusslavski
Este é seu último dia como capitão no navio como capitão. Após ser despedido, permanece numa pequena ilha, onde só há um farol. Os navios dos tempos passados mostra-nos que a morte não é o fim da viagem e navega nas águas do tempo.
26 novembro a 6 dezembro 2020